"post human"

Redondo Vocábulo

Um Tributo a José "Zeca" Afonso

"O mundo social da música não me seduz grandemente, como não me
seduzem os palcos e todo esse tipo de estruturas sobre que assenta a
canção. Seduz-me, sim, aquilo que posso fazer em torno da música..."

"Eu sempre disse que a música é comprometida quando o músico, como cidadão,
é um homem comprometido. Não é o produto saído desse cantor que define o
compromisso mas o conjunto de circunstâncias que o envolve com o momento
histórico e político que se vive e as pessoas com quem ele priva e com quem ele canta."

"As pessoas estão contaminadas por um gosto que lhes é fornecido, que lhes é
imposto, e fixa na verdade as preferências da maioria. Toma-se urgente reagir,
contribuir para uma higienização desse gosto"

Redondo Vocábulo

José “Zeca” Afonso, figura notável da música de intervenção portuguesa, que conciliou de forma brilhante a música popular e os temas tradicionais com a palavra de protesto, que em vida recusou o fascismo, as tendências sociais, a acomodação e a vida fácil, deixou-nos a 23 de Fevereiro de 1987.
Apesar da sua ausência, brindou-nos com um vasto legado musical e poético, que em tudo caracterizou e influenciou uma geração.

Era um redondo vocábulo

“Ela reúne, a um tempo, o melhor de José Afonso e do seu tempo: a poesia desconstruída, os notáveis arranjos que vão de Coimbra a Angola e voltam, passando por Lisboa a atravessando tempos e tempos, a composição absolutamente irrepreensível de um ambiente, de uma paisagem, onde entramos em apenas segundos e por lá ficamos minutos. Por lá ficamos até ao fim. A canção é redonda, como redondo é o vocábulo – e o génio está ali. Por isso está aqui.”

Pedro Rolo Duarte

Sullen – Redondo Vocábulo

A um nível pessoal, a poesia e roupagem musical do tema “Era um redondo vocábulo” inspirou-nos a conceber este tributo ao músico, aproveitando a sua melodia vocal original transposta e devidamente adaptada à nossa abordagem, esperando preservar toda a profundidade da versão original.

 

Com isto esperamos que todos vocês desfrutem deste momento tanto quanto nós o adoramos conceber, e que de alguma forma se sustente como mais uma fonte de referência e preservação do legado de um enorme ser humano.

SoundCloud

Este tema está disponível para escuta na nossa página oficial do SoundCloud – clique aqui para aceder à mesma.

Redondo Vocábulo

Este tema fará parte do nosso álbum de estreia, “post human”, disponível para pré-encomenda a partir do dia 12 de Janeiro.

Mais sobre José Afonso

Para mais informações sobre a vida e obra de José “Zeca” Afonso recomendamos a visita à página da Wikipedia.

Mas o que é preciso é criar desassossego. Quando começamos a procurar álibis para justificar o nosso conformismo, então está tudo lixado! E, quando isso acontecer comigo, eu até agradeço que os meus amigos me chamem à atenção e me critiquem.
 
Acho que, acima de tudo, é preciso agitar, não ficar parado, ter coragem, quer se trate de música ou de política. E nós, neste país, somos tão pouco corajosos que, qualquer dia, estamos reduzidos à condição de ‘homenzinhos’ e ‘mulherzinhas’. Temos é que ser gente, pá!”

José Afonso 1985